Feng Shui Quarto

Feng Shui no quarto : energia na casa, como aplicar 11 regras e dicas gerais

Já leu vários artigos sobre Feng Shui nos quartos mas todos se baseiam em limpezas, arrumações e iluminação mas de facto isso é senso comum, não é Feng Shui. O verdadeiro Feng Shui o tradicional, que é o ancestral trata de Energias dentro dos Imóveis, uma distribuição especifica a cada casa, por isso os artigos de net não conseguem generalizar.

Os nossos quartos são de facto demasiado importantes pois neles passamos cerca de um terço da vida a dormir, para aplicar verdadeiramente o Feng Shui no seu quarto, saiba sempre que não pode ser de uma forma generalizada.
Lembre-se sempre que cada casa tem uma distribuição de energias diferente, e para efectuar Feng Shui a sério terá de passar por alguém que esteja 100% dentro deste assunto, com vários anos de experiência no verdadeiro Feng Shui e que o ajude a si e aos seus.
Para que perceba melhor: o seu quarto está inserido em mais que um sector cardeal, e todos eles tem internamente varias energias especificas na sua casa.

1O Sul tem naturalmente fogo MAS não quer dizer que terá de colocar fogo a Sul [ O que deverá colocar a Sul de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

2O Sudoeste tem naturalmente terra MAS não quer dizer que terá de colocar terra a Sudoeste [ O que deverá colocar a Sudoeste de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

3O Oeste tem naturalmente metal MAS não quer dizer que terá de colocar metal a Oeste [ O que deverá colocar a Oeste de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

4O Noroeste tem naturalmente metal MAS não quer dizer que terá de colocar metal a Noroeste [ O que deverá colocar a Noroeste de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

5O Norte tem naturalmente água MAS não quer dizer que terá de colocar agua a Norte [ O que deverá colocar a Norte de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

6O Nordeste tem naturalmente terra MAS não quer dizer que terá de colocar terra a Nordeste [ O que deverá colocar a Nordeste de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

7O Este tem naturalmente madeira MAS não quer dizer que terá de colocar madeiral a Este [ O que deverá colocar a Este de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

SudesteO Sudeste tem naturalmente madeira MAS não quer dizer que terá de colocar madeiral a Sudeste [ O que deverá colocar a Sudeste de sua casa vai depender de QUAIS as energias presentes na sua Casa]

 Lembre-se que cada casa tem as energias positivas e negativas distribuídas de diferente forma pelos 8 sectores cardeais. Por exemplo: Umas casas tem a energia do Amor Ciclica a Sul outros tem-na a Nordeste.
Existem sempre 3 durabilidades de cada situação, ou seja a energia da Irritabilidade, existe uma que tem durabilidade permanente, outra durabilidade de 20 anos e outra Anual., e quando mexe dentro de um sector cardeal, mexe em todas.

Quando se tem um relatório de Feng shui tradicional saberá exactamente ONDE cada uma das energias positivas se encontram, o que geram e o que introduzir nos sectores de forma a ativar as energias benéficas e rectificar as nocivas através de elementos simples, cores e formas dos 5 elementos da natureza.
As energias benéficas geram: bem estar, harmonia, saúde, bons relacionamentos, progressos, etc…
As nocivas que geram: estagnação, stress, violência, divórcios, zangas etc…

Claudia-Feng-Shui-Portugal bussola

Toda a matéria está abrangida pelos 5 elementos da natureza, bem como todas as energias, de modo que se pode ativar as energias benéficas e rectificar as nocivas através da introdução de materiais, cores e formas adequados á energia especifica existente nos sectores cardeais de cada casa.
Os materiais, cores e formas dos 5 elementos:

  • Fogo: Velas, lareiras, vermelho, laranja, rosa. Formas triangulares

  • Terra: Porcelanas, pedra, cristais, barro, amarelo, castanhos claros, beges. Formas quadradas ou rectangulares

  • Metal: Metais, prateado, cinzento, dourado, branco. Formas ovais ou redondas

  • Àgua: Aquários, fontes, azul preto. Formas onduladas

  • Madeira: Plantas, flores, castanho escuro, verde. Formas verticais

A localização da cama, dos armários faz-se APÓS saber qual o mapa de distribuição de energias do referido espaço.
A cama é a maior protagonista do quarto e, por isso mesmo, a sua localização é crucial para favorecer o bom descanso, APÓS verificar quais as energias no espaço que abrange o seu quarto, a melhor localização da cama é indicada.
Na colocação do mobiliário deve sempre dar prioridade a espaços livres para á boa circulação das pessoas.
Em casas de Raiz pode-se escolher o mapa de energias positivas e negativas e erguer a casa de modo a que naturalmente as positivas fiquem ativadas, as nocivas sejam de locais de pouca actividade bem como as funções de cada actividade fique de acordo com as energias internas e externas especificas de cada residência ou negócio.

Sabia disso...

Os 5 elementos tem a capacidade de ativar ou rectificar energias. Cuidado onde os coloca.

Não tenha muitos espelhos no quarto, os espelhos aceleram a energia (seja ela qual for que se encontre nos locais onde os inserimos) . Espelhos também refletem luz e geram movimento, só são bons em locais nos quais as energias queiram movimento, que será de acordo com o mapa especifico de cada casa.
Há um sitio que não é muito propicio a haver espelhos e esse é a reflectir a porta de entrada da casa.
Aparelhos electrónicos, como TV, ar condicionado também geram movimento e não são adequados estarem ligados quando se está a dormir.

As cores são determinantes para efectuar o Feng Shui do seu quarto, mas como já vimos as energias presentes em cada casa encontram-se em sectores diferentes. Os materiais, cores e formas de cada elemento da natureza serve para ativar ou rectificar energias, portanto as cores adequadas para o seu quarto serão diferentes das cores necessárias para o quarto de uma sua amiga/o, porque de facto a distribuição de energias da sua casa difere da casa dele/dela.
O quarto de casal deve favorecer não só o descanso, como também a sensualidade, á intimidade do casal para que os laços se tornem mais fortes, mas por vezes a energia do amor não se encontra no quarto de casal, nesse caso terá que a ativar esse resultado na divisória onde as energias do amor se encontrem dentro de sua casa.
No quarto deve ter cortinas e estores para se certificar que tem o espaço escuro para uma boa noite de sono, pois é no escuro que o seu corpo de noite forma melatonina, que é essencial a todo ser humano.

Um bom descanso é essencial para restaurar a n a vitalidade por isso 1 hora antes de dormir baixe a intensidade das luzes, ou opte por luzes mais suaves no quarto.

Não deve ter vigas, nem prateleiras por cima da sua cama

Em suites mantenha sempre a porta da casa de banho fechada enquanto dormir, para que esta não aja como seta para a cama de dormir. Durante o dia se não estiver lá a dormir não importa que esteja aberta, caso não tenha janela na suite não tem mal que a porta da wc se encontre aberta durante o dia.

Isto é senso comum e não Feng Shui, todas as casas devem de estar bem organizadas de modo a que se encontre rapidamente o que se necessita. Um espaço cheio de coisas e mal organizado irá tonar-se difícil o encontrar de seus objectos pessoais. Tenha o costume de deixar sempre as coisas que mais precisa num lugar, para mais facilmente serem encontradas.
A limpeza também é senso comum e não Feng Shui, é obvio que as casas devem estar limpas e nos quartos os lençóis devem ser mudados regularmente.

Não deve ter o elemento água num quarto pois agua provoca movimento e os quartos enquanto dorme são locais de descanso

Flores e plantas pertencem ao elemento madeira, de modo que só devem ser colocados em locais cuja energia na casa peça o elemento madeira e isto varia de casa para casa. É importante que tenha isto em mente.No entanto há uma regra geral o não ter flores secas em casa.

A menos que esteja demasiado calor, deverá fechar a janela do quarto enquanto dorme para que o barulho do exterior não cause interrupções no seu sono. As janelas também permitem a passagem de ar por isso, não deverá encostar a sua cama a uma janela. Pode no entanto haver excepções a esta regra dependendo da energia do quarto.

Pode colocar as fotos onde quiser na casa, não tem implicação nenhuma em Feng Shui. No entanto quadros muito grandes há que ter atenção á cor predominante e ao tema desse mesmo quadro.

Relógios de ponteiros ativam energias só devem ser colocados em locais nos quais a energia requer movimento.

SE DESEJAR SABER QUAIS AS ENERGIAS QUE ABRANGEM O SEU QUARTO E A SUA CASA, CONTACTE-ME E MELHORE A SUA VIDA

Clique Aqui!

CLÁUDIA MACHADO DE CASTRO | MESTRADO EM FENG SHUI TRADICIONAL

Uma forma de agradecer é com a partilha, partilhe nas suas redes sociais